10 SUPER DICAS PARA CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE

A contratação de um plano de saúde exige uma série de escolhas, que envolvem muitos serviços, e que precisam ser determinados, antes da assinatura do contrato. Ter essa atenção é necessário para  contratar exatamente o que você precisa pelo preço que você pode pagar. Confira essas dicas!

Dica 1:

As regras são diferentes para cada tipo de contrato. Defina se o plano será individual ou familiar. Se a contratação for através de uma empresa, sindicato ou associação, o plano será coletivo.

Dica 2:

É muito importante avaliar as necessidades de quem irá utilizar os serviços para que não perca nada importante no momento que você precisar, e também para que o beneficiário não ter que pagar por algo que não vai usar. Necessitam ser avaliados: o número de pessoas que irão fazer parte do plano, idade, tipo de acomodação, local de atendimento, disponibilidade financeira.

Dica 3:

O Plano de saúde pode ser:
  • ambulatorial(consultas, incluindo pré-natal,  exame e a operação, sem internação hospitalar);
  • hospitalar(com internação);
  • odontológico;
  • ambulatorialhospitalar (com ou sem serviços de odontologia e obstetrícia (pré-natal,  parto e pós-parto)

Dica 4:

Se a escolha  for um plano de hospitalar, as acomodações podem ser individuais (quarto, pagando um pouco  mais e tendo mais privacidade) ou coletivo (enfermaria, economizando  e  você fica no mesmo ambiente que outros pacientes).

Dica 5:

Os plano também variam em função de sua abrangência. O  local de atendimento pode ser apenas na cidade, no estado, em grupos de  cidades ou estados, e em todo o país.

Dica 6:

Antes de fechar o negócio, veja a rede credenciados do plano da rede: hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde quem vão prestar os cuidados.

Dica 7:

As faixas de idade com as escolhas do itens mencionados anteriormente, serão os fatores determinantes para definir o preço final do plano de saúde.

Dica 8:

Há planos que cobram um valor fixo por mês, ou seja, usando ou não os serviços, o valor da mensalidade será o mesmo. Outras cobram uma mensalidade , mas adicionam um valor extra que deverá ser pago por atendimento, consulta ou exame realizados na data. Estes são os plano de coparticipação ou com  franquia.

Dica 9:

Consulte o Guia ANS. Ele pode ajudá-lo com a tarefa de comparação de planos, faixas de preço, e selecionar as opções disponíveis no mercado mais adequado às suas necessidades.

Dica 10:

Vá no Espaço do Consumidor, no portal da ANS e veja informações sobre: o que seu plano deve cobrir, os prazos de atendimento, e compreenda como acontecem o aumento taxa mensal.  

FAÇA SUA COTAÇÃO!

Faça uma cotação online do plano que melhor se encaixa a sua necessidade, acesse e dê o primeiro passo para uma vida mais tranquila.